Tutorial passo-a-passo

Guia passo-a-passo de como registrar sua obra

 

 

escolhas_p

 Leias as instruções preliminares

No início do formulário destacamos informações sobre aspectos legais do registro bem como informações importantíssimas sobre a guarda do arquivo original, leia e clique no botão VERDE.

O quê você vai registrar?

Esta primeira parte do formulário é para você informar:

Título da Obra

O título é obrigatório e deve ser usado como uma forma de identificar o que está sendo registrado, de forma resumida (200 caracteres). Por exemplo: Logotipo empresa “X”, Palestra “TAL”. Book “Fulana” 2015, Portfólio 1986-2015, etc… Tente usar algo que facilite para você e para terceiros entender o que foi registrado ou, no caso de obras com uma denominação própria, seu “nome” (ex.: O Grito, O Pequeno Príncipe, 5ª Sinfonia, etc…).

Arquivo

Selecione o arquivo  que vai registrar (o sistema só aceita um arquivo por vez), não há limite de tamanho nem restrição quanto ao tipo de arquivo, mas sempre recomendamos que você escolha um formato que seja simples para terceiros visualizarem, evite arquivos compactados, por exemplo, via de regra (exceto nos casos de vídeos) o formato que recomendamos é o PDF pois qualquer um, com qualquer computador, com qualquer sistema operacional, consegue visualizar e a maioria dos trabalhos pode ser convertido em PDF.

IMPORTANTE: Nosso sistema não faz upload de nenhum arquivo, ele apenas faz a leitura do arquivo para gerar o hashcode, essa é uma medida de SEGURANÇA, ou seja, nós não temos acesso ao seu arquivo, não existe qualquer possibilidade de manipulação, adulteração ou divulgação do mesmo, prezamos pelo SIGILO em nossos processos.

Observações

Ainda temos um campo de observações que pode ser usado para várias coisas, por exemplo:

  • A letra da sua música;
  • O briefing do trabalho;
  • Os créditos do vídeo/filme;
  • A sinopse do seu livro;
  • O resumo da sua palestra;
  • A descrição resumida do seu APP;
  • Qualquer informação que seja útil para identificar sua obra.

 Você deseja incluir alguma informação adicional?

Use este campo para colocar um resumo do que você está registrando ou para inserir informações úteis que podem ajudar a deixar o registro mais completo, por exemplo:

  • Você pode usar este campo para colocar os créditos do seu filme/video;
  • Pode usá-lo também para colocar a letra da sua música;
  • Também dá pra colocar nesse campo o briefing do cliente que solicitou o job;
  • Ou o que você imaginar!

Cuidado com o arquivo!

Vamos reforçar essa informação porque o procedimento incorreto pode até invalidar seu registro e, sendo um procedimento realizado exclusivamente pelo usuário, não implica em qualquer responsabilidade do portal Avctoris.

Tome extremo cuidado com a seleção do arquivo para geração do hashcode, lembre que o hashcode é a comprovação criptografada do objeto do registro, ou seja: do seu original!

É sua responsabilidade escolher o arquivo correto à registrar e manter pelo menos uma cópia intacta desse arquivo, qualquer falha neste sentido gera incompatibilidade entre o hashcode gerado e a obra que você desejava proteger e lembre que isso é de sua exclusiva responsabilidade.

 Autores, co-autores e titulares, quem são?

 Nesta parte do formulário você vai determinar a autoria e a propriedade do trabalho, também vai informar o seu e-mail para que seja finalizado o registro e para que nosso sistema emita o CERTIFICADO.

Autor

O nosso sistema permite múltiplos autores e, como é um campo livre, você tem total liberdade em inserir informações adicionais como a descrição da participação de cada co-autor na obra, mas também é importante inserir algum tipo de documento para facilitar a identificação de todos os autores, por exemplo:

João da Silva – CPF 999.999.999-99

José dos Santos – CPF 888.888.888-88

 

Se quiser especificar a participação de cada um na obra pode, opcionalmente, preencher desta forma:

João da Silva – CPF 999.999.999-99 – Letra*

José dos Santos – CPF 888.888.888-88 – Música*

 

*Obviamente você pode adaptar esta descrição para as suas necessidades, de acordo com o tipo de trabalho que está registrando.

 

COMO USAR PSEUDÔNIMOS?

Como o Avctoris tem por objetivo a proteção LEGAL das obras, somos obrigados a utilizar os nomes verdadeiros dos artistas e seus dados reais, porém, havendo interesse ou necessidade de vincular a obra ao seu pseudônimo ou nome artístico, recomendamos incluir essa informação da seguinte forma:

José dos Santos [pseudônimo] – CPF 888.888.888-88

 

PESSOAS JURÍDICAS (EMPRESAS) só podem figurar como co-autoras em uma obra coletiva, como uma peça ou campanha publicitária, por exemplo, onde os autores são os funcionários que participaram do projeto e a agência (institucionalmente) supervisiona a obra, neste caso ela pode figurar como co-autora da obra coletiva.

 

 

 

Titular

O titular é o detentor dos Direitos Patrimoniais da obra, ou seja, aquele que pode explorá-la economicamente, no caso de trabalhos terceirizados (salvo disposto em contrário por acordo formal entre as partes) é o cliente que pagou pelo trabalho, no caso de trabalhos autorais que não foram negociados, você deve REPETIR os dados do(s) autor(es). Neste caso, o titular pode ser uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas (empresas), recomenda-se informar o percentual de participação de cada titular (caso seja mais de um), se não for informado o percentual se supõe que os direitos são em percentuais iguais, veja alguns exemplos:

Exemplo 1

Empresa da Silva & Filhos Ltda – CNPJ – 99.999.999/9999-99

Carlos Alberto da Silva – CPF 999.999.999-99

Neste exemplo supõe-se que a participação é igual, ou seja, tanto o Sr Carlos quanto a Empresa tem 50% dos direitos sobre a obra.

 

Exemplo 2

Empresa da Silva & Filhos Ltda – CNPJ – 99.999.999/9999-99 – 90%

Carlos Alberto da Silva – CPF 999.999.999-99 – 10%

Neste exemplo fica expresso que a Empresa detém 90% dos direitos e o Sr Carlos apenas 10%, essa informação é relevante para, por exemplo, divisão dos valores (royalties) caso a obra seja licenciada ou vendida.

 Pagamento

 

O pagamento deve ser feito, prioritariamente via PayPal, mas você poderá adquirir um ou mais cupons para usar em nosso sistema, nesse caso você deverá comprar o cupom em um dos canais de venda disponíveis e após receber seu(s) cupom(ns) poderá registrar seu(s) trabalho(s) no Avctoris.

 

 

 

 

Verifique seu e-mail

Depois que os dados são enviados para o nosso sistema o servidor envia um e-mail solicitando a confirmação do registro, esta parte do sistema é fornecida pela RPost, empresa que desenvolveu o “E-MAIL REGISTRADO”, tecnologia patenteada em diversos países (são mais de 56 patentes ao redor do mundo) e em conformidade com dezenas de tratados internacionais, legislações locais (inclusive no Brasil) e com tecnologias que permitem a rastreabilidade do processo, permitindo inclusive que seja feita (caso você deseje uma segurança adicional) uma Ata Notarial validando todo o processo (do e-mail).

 

Você vai receber um “rascunho” (draft) do seu certificado, confira e depois clique em RESPONDER/REPLY (no seu sistema de e-mail: Outlook, Gmail, Hotmail, etc…), isso vai gerar um e-mail de resposta (VAZIO), não o altere nada, apenas clique em enviar (send).

 

 ATENÇÃO:

  •  Faça este procedimento apenas UMA VEZ e aguarde, o e-mail com o certificado definitivo pode demorar de alguns segundos até algumas horas, dependendo de vários fatores, inclusive o sistema de e-mail que você utiliza, em média a resposta demora uns 30 minutos;
  • Caso não receba o certificado em no máximo 24 horas faça contato pelo e-mail sac@avctoris.com;

 

 

Você vai receber um “rascunho” (draft) do seu certificado, confira e depois clique em RESPONDER/REPLY (no seu sistema de e-mail: Outlook, Gmail, Hotmail, etc…), isso vai gerar um e-mail de resposta (VAZIO), não o altere nada, apenas clique em enviar (send).

 

 

 

primeiroemail

Clique na imagem para AMPLIAR

 

 

 

 

 

Guarde seu certificado em local seguro!

Segundos depois que você envia o e-mail confirmando o registro o servidor envia à você o CERTIFICADO AVCTORIS, salve o PDF em local seguro, de preferência junto com o arquivo registrado e, se possível, mantenha cópias de ambos (arquivo e certificado) em mais de um local: CD, DVD, HD, Cloud, Pendrive, etc…

 

 

 

 

segundoemail

Clique na imagem para AMPLIAR