Registre seu livro aqui!



Registre seu livro e proteja seus direitos autorais (copyright) antes de sair publicando por ai!

Muitos escritores estão tão ansiosos para ver seu livro publicado que acabam descuidando do básico e saem publicando o livro inteiro (ou trechos dele) em sites, aplicativos, plataformas de auto publicação, etc… isso é um erro enorme!

Na verdade até mandar para alguém “diagramar” antes de ter o original protegido já é arriscado, não são raros os casos em que um desses diagramadores que se oferece na internet pegou o original e publicou ou até vendeu, isso acontece muito com material acadêmico, teses de mestrado, doutorado e até TCC, mas também ocorre com livros, sabia?

O conceito básico do direito autoral é de que, é considerado autor, quem tem a prova mais antiga, o problema é que nem toda prova é aceita em uma disputa judicial, para ser uma prova de anterioridade válida precisa ter algumas características especiais.

  • Tem que ter como comprovar o conteúdo e que ele não foi modificado.
  • Tem que ter como comprovar a data, sem possibilidade de fraude.

Nesse sentido o nosso registro é imbatível! Nosso sistema comprova data e conteúdo de forma redundante, inviolável e auditável. Isso é possível através do uso de diversas tecnologias já aceitas nos tribunais de diversos países e atendendo às exigências da Convenção de Berna (que regulamenta o Direito Autoral em 168 países) e outros 2 tratados internacionais!

 

Mas e o ISBN?

Tem muita gente que acha que o ISBN serve para proteção do direito autoral, mas isso não é verdade, sua função é outra, na verdade ele tem uma

função muito mais comercial do que qualquer outra coisa, tanto que para fazer o registro do ISBN você não precisa fornecer o original, apenas informar a quantidade de páginas, só isso já o descaracteriza como prova de anterioridade.

Quanto custa?

A maioria das pessoas acha que custa caríssimo registrar o direito autoral de um livro, mas você sabe quanto custa cada registro no Avctoris?

 

Demora muito pra sair o registro?

O Avctoris foi desenvolvido para solucionar os 4 problemas enfrentados pelos autores na hora de proteger seus trabalhos, ou seja:

  • Burocracia insana;
  • Falta de segurança no registro;
  • Custo absurdo (pode passar de R$ 3.000,00);
  • Prazo gigantesco (pode demorar mais de 6 meses).

Então, fique tranquilo, o nosso registro sai em pouquíssimo tempo, não é “instantâneo” porque alguns procedimentos tem que ser feitos por e-mail (veja as instruções no tutorial) mas leva entre 20 minutos e algumas horas, dependendo do seu provedor, sistema de e-mail, etc…

Tutorial passo-a-passo (Direito Autoral/Copyrigh)

Viu como é simples?

Registre seu livro agora mesmo!

Não corra mais riscos, proteja seu livro antes de divulgar para qualquer um, proteja-se da pirataria e do plágio!

46 thoughts on “Registre seu livro aqui!

    1. Alessandro,

      A princípio sim, mas se quiser fazer um registro parcial também pode, mas não temos como “acrescentar” nada no registro finalizado (até pra evitar fraudes, né?) então, caso registre a obra inacabada você teria que fazer um novo registro quando ela for finalizada/revisada, daí é fácil vincular os dois, basta informar no campo de INFORMAÇÕES ADICIONAIS algo mais ou menos assim: Este é um registro complementar ao registro [número do certificado do primeiro registro], obra inacabada.

      Essa informação fica gravada no 3º QRCode do certificado, assim não tem erro nem fraude!

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

        1. Carlos,

          Pode, mas só recomendo se você realmente tem a necessidade de publicar ou divulgar sua obra antes da conclusão, no formato de episódios ou capítulos, por exemplo, caso contrário recomendo terminar a obra e só registrar depois de finalizada.

          Atenciosamente,

          Rudinei Modezejewski

    1. Ananias,

      Confesso que eu nunca publiquei nada no Whattpad, então não sei como é a plataforma deles, mas qualquer que seja a plataforma a proteção é do conteúdo, então não interessa o formato da publicação, você pode copiar os textos e colar em um PDF, por exemplo, registrar e publicar onde e no formato que quiser.

      Recomendamos sempre que possível o PDF porque é um formato aberto e que qualquer um abre sem necessitar programas pagos ou complexos, só isso, mas o sistema aceita qualquer formato de arquivo, mas recomendamos que você use o mais acessível possível para que, se um dia precisar comprovar seu registro, seja simples de fazê-lo.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

      1. Olá Rudinei!
        é possível solicitar o registro com avctoris e, em seguida, solicitar o isbn para fins comerciais na Biblioteca Nacional sem precisar fazer e pagar o cadastro de pessoa física como autor editor?
        No aguardo para prosseguir com o procedimento.
        Att.
        Thiago Silva

  1. Olá, Rudinei

    Tenho um livro registrado há cerca de um ano na biblioteca nacional. Tive que realizar duas averbações, mas o prazo deles é absurdo, mais de seis meses para conseguir uma resposta. Tenho já o registro e publiquei atualmente o livro na Amazon. No entanto, gostaria de fazer um registro da obra com o Avctoris também. Há problemas em registrar a obra no avctoris e ter ao mesmo tempo um registro mais antigo na biblioteca nacional?

    Att,

    Lúcia Lemos

    1. Lúcia,

      Não há impedimento ou inconveniente em registrar também no Avctoris, ambos os registros, assim como qualquer outro “registro” de Direito Autoral, inclusive no USCO (por exemplo) são PROVAS DE ANTERIORIDADE e nem deveriam ser chamados de “registro”, na minha opinião pessoal, um registro demanda que você verifique se há um registro anterior, mas POR LEI isso não acontece com o Direito Autoral, até porque não há a obrigatoriedade de qualquer registro formal, o que COMPROVA o registro é a PROVA DE ANTERIORIDADE mais antiga, no caso, suas atualizações tem relação direta com a obra original então você pode, inclusive, citar o número do registro na BN no campo de Informações Adicionais, assim você “vincula” os registros.

      Espero ter ajudado.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  2. Estou escrevendo um estudo sobre a interpretação da bíblia, coisa de mais ou menos 50 páginas, é necessário fazer o registro? Se necessário, como tenho que mandar o material para ser registrado?

    1. Claumir,

      Nenhum registro de direito autoral é “obrigatório”, mas se você considera que o uso por terceiros sem sua autorização ou, pior ainda, se um terceiro disser que ele é o autor do seu estudo, sim, é necessário o registro.

      Quanto ao procedimento peço que veja nosso tutorial, lá está tudo explicado em detalhes, ok?

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

    1. Larissa,

      A legislação brasileira é estranha, na minha opinião pessoal ela é no mínimo incoerente, pode, mas você precisará informar quem é seu “responsável” como se criar uma obra precisasse de uma autorização, enfim, Mozart ficaria traumatizado no Brasil.

      Atenciosamente,

      Rudinei

  3. Rudinei,

    E como eu posso informar quem é o meu responsável na hora de registrar minha obra no Avctoris?
    Um exemplo; na Biblioteca Nacional tem no formulário de requerimento de registro um espaço para registrar se for menor de 18 anos. Mas, eu não tenho uma certa confiança para registrar na Biblioteca Nacional. Além do prazo da entrega do registro ser demorado demais.
    Eu quero saber exatamente onde ou que espaço posso informar quem é o meu responsável.

    Atenciosamente,

    Larissa

  4. Olá, Organizei uma coletânea de diversos pensadores milenares e seculares, que já caíram em domínio público. Registrei na Biblioteca Nacional,

    Como organizadora posso registrar na Auctoris ?
    Obrigada.

    Claudia Pichani

  5. Olá Rudinei, Tenho um livro que quero publica na Amazon, porém, o autor utilizará um pseudônimo. Tenho uma editora que será a titular dos direitos autorais. Para fazer o registro na Avctoris, posso informar o pseudônimo? Ou sou obrigada a colocar o nome do autor?

    1. Vanessa,

      No registro é obrigatório o nome e documento real do autor, mas você pode incluir o pseudônimo da seguinte forma:

      Rudinei Modezejewski [DarKSide] – CPF 999.999.999-99

      Onde “DarKSide” seria o pseudônimo.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  6. Tentei registrar mas não consegui realizar o pagamento. Queria pagar via paypal, ou boleto mas a única opcão que me deram foi por cartão de crédito. Então ,quando fui fazer o pagamento pelo cartão, foi pedido um ID americano… desisti, muito complicado.

      1. Larissa,

        Que bom que você conseguiu, quanto ao PayPal já está disponível, o boleto talvez não esteja disponível pra você por estar fora do Brasil, teríamos que analisar o caso individualmente para determinar a razão.

        Atenciosamente,

        Rudinei Modezejewski

  7. ola boa tarde (noite)
    pesquisando sobre registrar um livro pela internet vi seu site. gostaria de saber qual a diferença entre registrar uma obra na biblioteca nacional e com vocês?
    pelo q li nos comentários a biblioteca alem de cobrar muito é demorado demais.
    outra duvida: os livros que quero registrar estão em formato word, tudo bem?
    agradeço a atenção e fico no aguardo

    1. Roberto,

      Juridicamente não há muita diferença, tecnicamente nosso registro é mais rápido, seguro e fácil de ser utilizado no exterior, dado que ele é todo eletrônico e todas as tecnologias de segurança utilizadas são reconhecidas internacionalmente e são auditáveis.

      Como nosso registro é baseado nos formatos digitais (arquivos) o fato do seu registro estar em Word não interfere em nada, não é OBRIGATÓRIO, usar o formato PDF, é apenas SUGERIDO pois é mais fácil de ser aberto, mas pode ser qualquer formato digital.

      Lembro que é de sua ÚNICA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE manter pelo menos uma cópia do original sem NENHUMA alteração, sem isso seu registro perde a validade.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  8. Posso registrar o meu livro aqui antes de fazer a revisão completa e profissional dele? Depois, tenho que registrar ele de novo pelas modificações feitas?

    1. Lucas,

      O ideal é registrar antes que a obra saia do seu computador para qualquer lugar, assim o risco de vazamento é zero. Se as alterações forem MUITO profundas, você terá que fazer um segundo registro, uma “atualização”, mas mantenha o primeiro registro, ele será o mais antigo, mas em geral alterações da revisão não mudam o contexto ou a história, portanto não há necessidade de um novo registro.

      Atenciosametne,

      Rudinei

  9. Posso registrar uma obra inacabada então? O que preciso encaminhar? E qual formato? Pode ser .docx? Aguardo…

    1. Carlos,

      Sim, pode ser QUALQUER formato, o sistema não diferencia, só RECOMENDAMOS o PDF porque é mais fácil de abrir, para os casos em que você precisar comprovar o registro, mas não é um formato obrigatório.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  10. Olá, eu fiz o registro, mas fiz confusão e acabei enviando três e-mails em cima do que recebi sobre o registro. Acredito que era para eu receber outro e-mail com o certificado definitivo, mas como ainda não recebi, gostaria de saber se fiz algo errado.

    1. Elberton,

      O problema é o GMail.

      Ele tem um bug, não consegue diferenciar o segundo e-mail do primeiro e, se estiver configurado para agrupar conversas (é a configuração padrão) ele esconde o nosso segundo e-mail, tornando quase impossível localizá-lo.

      Nesse caso basta solicitar (pelo e-mail sac[arroba]avctoris.com) uma segunda via, mas pedimos que aguarde pelo menos 24 horas após ter finalizado seu registro (respondendo o primeiro e-mail) pois quando identificamos que trata-se de um e-mail do GMail já encaminhamos uma segunda via.

      Com o encaminhamento (ENC:) o GMail não agrupa e daí fica fácil localizar o e-mail.

      Futuramente esse pedido de segunda via poderá ser feito diretamente no seu painel de controle (em desenvolvimento).

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  11. Ola…tenho algumas duvidas?

    No caso do pseudonimo, quando irei atrelar numa obra o mesmo tem direito, contra copia ou comercialização?

    Ou apenas INPI daria este direto?

    Outra pessoa pode usar o mesmo nome?
    Ex 2 livros com pseudônimo idênticos mas registrado em CPF’S diferente e ate comercializar?

    ou seja quais proteção teria neste caso.

    Desde já grato.

    1. Patrícia,

      Até onde me lembro a Amazon não exige nenhum tipo de registro de direito autoral, mas, caso exija, pode ser o do Avctoris e dificilmente seria da BN, sendo a Amazon uma empresa americana eles poderiam pedir o registro no USCO (United States Copyright Office), mesmo assim, nosso registro seria suficiente.

      Se lhe pedirem ISBN é outra coisa, nesse caso só pode ser feito na BN e não tem NADA A VER com proteção de direito autoral.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

Deixe uma resposta